Fortaleza é a cidade com menor número de rampas para cadeirantes


Cadeirantes sofrem com a falta de rampas

Fortaleza é a cidade com menor incidência de rampas para cadeirantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, divulgado nesta sexta-feira (25), no portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas 1,6% dos domicílios particulares da Capital possuem rampas de acessibilidade.

O cadeirante Henrique Gurgel, de 29 anos, encontra obstáculos diariamente. “Quando vou à Praça do Ferreira e à Beira-Mar, estaciono o carro mas não consigo ir até o outro lado da calçada porque não existem rampas”, desabafa.

Henrique Gurgel explica ainda que já evitou sair de casa devido à falta de acessibilidade. “Deixei de sair algumas vezes. Quando amigos meus cadeirantes veem até Fortaleza, não sei para onde levá-los, já que a ausência de estrutura na cidade é grande”.

Bueiros
Os dados do Censo informam ainda que a cidade tem a mais baixa proporção de bueiro, com 16,5%; seguida de São Luiz, com 17,1%. Por sua vez, Rio de Janeiro (84,6%) e Curitiba (84,3%) têm maior incidência de boca de lobo.

Lixo acumulado
As proporções mais altas em relação ao esgoto a céu aberto predominam em municípios das Regiões Norte e Nordeste. A existência de lixo nos logradouros, engloba cidades das Regiões Norte, Nordeste e Sul.

Em relação ao acúmulo de lixo, a Capital cearense está em segundo lugar, com 7,7%; perdendo apenas para Belém, 10,4%.

Outros dados
Iluminação pública (97,9%), pavimentação (90,1%), calçada (83,4%) e meio fio (72,9%) são os melhores índices obtidos por Fortaleza na pesquisa.

A análise geográfica considerou os 15 municípios com mais de 1 milhão de habitantes: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiania, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e São Luís.

O Jangadeiro Online entrou em contato com a assessoria da Regional II e Regional do Centro que estavam em reunião e não puderam responder o questionamento.

Fonte: JangadeiroOnline

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes