A campanha de vacinação contra a gripe A começa no próximo sábado (5), em todo os municípios cearenses. Em Fortaleza, idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores, gestantes e indígenas terão até 25 de maio para ir a um dos 95 postos de saúde espelhados pelo Centro e nas seis Regionais.
Neste ano, pela primeira vez, a população prisional também será vacinada. A meta é imunizar pelo menos 80% do público-alvo, equivalente a 30,1 milhões de pessoas.
Duas doses da vacina
Crianças menores de 2 anos que nunca foram vacinadas contra gripe devem receber duas doses, com intervalo de um mês entre cada uma. Aquelas que receberam o imunizante no ano passado precisam apenas de uma dose. A vacina deste ano, produzida pelo Instituto Butantã, é feita com cepas de três vírus, incluindo o que provocou a pandemia em 2009, o H1N1.
Casos no Ceará
Os casos de gripe A chegam a 48 no Ceará, sendo 30 em Fortaleza e 18 em Beberibe, somente nos primeiros três meses de 2012. Os dados foram divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) no mês de março.
Mais dados
De acordo com a Sesa, pessoas do sexo feminino, em período fértil ou gestantes e com idade média de 23 anos, são as principais vítimas de H1N1.
A secretaria ainda alerta para os principais sintomas das doença. Devem ser observados: o aumento da frequência respiratória, pressão arterial, em crianças, observar se aparentar uma coloração azulada na pele e na língua, além de desidratação e convulsões.
Fonte: JangadeiroOnline.com.br
0 comentários:
Postar um comentário