Fortaleza recebe 38 mil doses de vacina contra catapora. As doses foram doadas pelo Ministério da Saúde para serem utilizadas somente durante a campanha de vacinação de crianças contra poliomelite, que teve início no dia 16 de junho e vai até dia 6 de julho.
De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Sabateli, ao todo, o Ceará recebeu 50 mil doses. “Por Fortaleza ter 30% da população e ano passado ter tido um surto com mais números de casos do que o normal, a maior parte foi destinada à capital. As outras 14 mil, foram dividas de acordo com o número de casos de cada município”, explicou.
Quanto ao uso da vacina contra catapora ao mesmo tempo que a contra poliomelite, Vanessa considera uma ótima ação. “Essa é uma estratégia super importante do Ministério”, ressaltou.
Surtos
De acordo com a coordenadora, em Fortaleza, há dois surtos de catapora por ano, geralmente no período de volta às aulas: em março e em setembro. “Em geral, são surtos pequenos, mas no último ano, houve um grande surto, teve muito adulto infectado. Talvez, por conta disso, o Ministério deve ter destinado as doses para vacinar as criança”, explicou.
Vanessa ressaltou que a vacina contra catapora não faz parte do cronograma de vacinação normal dos hospitais. “Mas ela é recomendada, mesmo não sendo obrigatória”, pontuou.
Ela contou que, para casos mais graves, o paciente é encaminhado ao Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), que em Fortaleza está no Hospital Albert Sabin. “O serviço é gratuito. Lá tem todas as vacinas, atá aquelas que não estão na rede pública. Existem outras vacinas que não temos nos postos, por exemplo”, disse.
Fonte: JangadeiroOnline
0 comentários:
Postar um comentário