Fortaleza já registra 7.681 casos confirmados de dengue, segundo o boletim semana da dengue da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (18). Nos cinco primeiros meses de 2012, o Ceará notificou 25.935 casos de dengue em todos os municípios. Destes, 11.517 casos foram confirmados em 110 cidades.
A capital cearense é a segunda cidade brasileira com maior número de notificações de casos de dengue no Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados nesta quinta-feira (17).
Os dados apontam que 18 mortes causadas pela doença já foram registradas este ano, sendo 11 na capital e sete no interior. Segundo a Sesa, 22 óbitos ainda permanecem em investigação. Com os números confirmados, Fortaleza também fica em segundo lugar no número de mortes causadas pela dengue.
Surto epidêmico
Para o coordenador de Promoção e Proteção e Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), doutor Manuel Fonseca, a tendência é haver um aumento deste número nos próximos 40 dias e explica a atual situação do vírus na capital cearense: “Fortaleza passa por um surto da dengue tipo 4, um dos vírus do mosquito Aedes aegypti. Isso não quer dizer que esse seja mais grave que a tipo um, dois ou três”.
Gripe A e Dengue
De acordo com o o diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz, a coriza (secreção) que sai das vias nasais é apontada como uma das diferenças entre a gripe A e a dengue.
Ainda de acordo com Anastácio, na dengue não há presença de coriza, dor na garganta, ou seja, não há sintomas respiratórios. O médico também alerta sobre outro sintoma que confunde o paciente: “Na dengue é comum o paciente sentir dor atrás dos olhos e na gripe, ardor nos olhos. Muitas vezes as pessoas confudem esse sintomas”.
Fonte: JangadeiroOnline
0 comentários:
Postar um comentário