Só quem já passou pela experiência é que sabe. O mundo mágico da leitura proporciona uma viagem sem fronteiras para onde quiser imaginar. Para entrar nesse fantástico universo, há um requisito básico: saber ler.
De acordo com a pedagoga Núbia Aguiar, a melhor fase para aprender a ler é quando se está na infância, entre seis a oito anos. “O ideal é que as crianças até o quinto ano devam ler, mas tudo é voltado para que até os oito anos a criança já seja alfabetizada”, explica. Ainda segundo ela, as crianças aprendem mais rápido, além de possuir menos dificuldades do que pessoas mais velhas.
Núbia atenta que é necessário saber interpretar textos, e não só juntar a sílabas, para considerar que alguém esteja alfabetizado. “A criança, desde o processo de alfabetização, já precisa entender o que ela leu. Pode ser uma frase, mas ela tem que entender o que está escrito”, pontua.
Metodologia
A pedagoga afirma que, para aprender a ler, o primeiro passo é estar em contato com o universo da leitura. “Tem que ter estímulo. Em casa, sem nenhum objeto que tenha leitura, não dá para aprender. Às vezes, a criança não está na escola, mas aprende a ler com a família, com a ajuda do material que possui em casa”, ressalta.
Além disso, Núbia explica que a metodologia de ensino também varia de acordo com a época. “Atualmente, a leitura da criança não é pontual. Não é só aquele aprendizado tradicional, em que ela primeiro aprendia o “BA”, “BE”, “BI”, “BO” e “BU”. Agora, se trabalha as palavras no contexto geral, ensinando as palavras complexas, palavras simples, significação das palavras, produção de texto, interpretação”, destaca.
Na nova forma de alfabetização, as tecnologias podem ser boas aliadas. “As novas tecnologias ajudam demais. Elas despertam o prazer das crianças, fazendo que o estímulo aumente. Eles querem aprender mais e mais quando estão no laboratório de informática, por exemplo”, fala.
Fonte: Jangadeiro Online
Fonte: Jangadeiro Online
0 comentários:
Postar um comentário