SAÚDE: Saiba como evitar o colesterol alto

Colesterol alto
O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado nesta quarta-feira (8). FOTO: Divulgação
Os maus hábitos alimentares de grande parte da população cearense ainda são obstáculos para a diminuição da média de pessoas que enfrentam o problema de saúde de alta taxa do colesterol “ruim”, o LDL ((lipoproteína de baixa densidade).
Apesar da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) não possuir dados que quantificam o número de cearenses com colesterol alto, a médica cardiologista Ana Lúcia de Sá explica que a média é bastante elevada, pois há uma grande quantidade de gordura saturada na comida que está presente no cardápio do cearense. “Essa é um realidade que não está presente só no Ceará, mas é um comportamento comum dos alimentos tipicamente nordestinos”, diz.
Além da má alimentação, a médica esclarece que a falta de exercício físico e o histórico familiartambém influenciam na elevação dessa taxa de colesterol. “A gente não se cuida. É por isso que esse problema é tão comum. A genética também interfere nisso, pois o colesterol é um tipo de gordura que é também produzido pelo fígado”, lembra.
Entenda o problema
Cerca de 40 milhões de brasileiros têm colesterol alto, mas apenas 200 mil estão em tratamento. O colesterol é um dos principais fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular. Os outros são o tabagismo, diabetes, hipertensão e sedentarismo. Atualmente, o colesterol é responsável por quase 8% das mortes causadas por doenças não-transmissíveis, o que representa cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o país.
O acúmulo de colesterol pode ser depositado nas artérias, tornando-as mais estreitas. A alta quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode entupi-la, obstruindo o fluxo sanguíneo. Se uma artéria que fornece sangue ao coração entupir, a pessoa pode ter um ataque cardíaco.
Se for uma artéria que fornece sangue ao cérebro, pode ocasionar um derrame. O melhor nível de colesterol total é abaixo de 200 mg. Se estiver entre 200 mg e 239 mg, a pessoa corre risco de ter ataque cardíaco ou derrame. Já os níveis de 240 mg ou superiores significam aumento de risco de doença cardíaca.
Combate ao colesterol
Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado nesta quarta-feira (8), a Sesa vai mobilizar frequentadores do restaurante do órgão e os funcionários para adoção de hábitos de vida saudável. Das 11 às 14 horas, médicos, nutricionistas e educadores em saúde darão orientações no restaurante sobre o controle das taxas de colesterol no organismo a partir da alimentação saudável.

Com informações do Governo do Estado.
Via Jangadeiro Online

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes