ZONA NORTE: Ação Sustentável é sucesso em Ipueiras

Adultos e crianças se beneficiaram com os serviços prestados no evento, que reuniu cerca de 1.500 pessoas



Ipueiras Foi realizada ontem, nesta cidade, a penúltima parada do programa Ação Sustentável da TV Verdes Mares, em 2012. Com um público de aproximadamente 1.500 pessoas, um dos maiores do ano, o evento teve início às 9h e seguiu até as 17h, com pausa apenas para o almoço. O maior público no local, segundo o produtor da TV Verdes Mares responsável pelo evento, Ludigardo Oliveira, foi de estudantes.

A grande maioria do público foi formada por estudantes de diversas escolas Foto: Jéssyca Rodrigues


"Nós sempre nos preparamos para um público maior, mas as escolas estiveram tão presentes que todas as cadeiras ficaram lotadas", explicou Ludigardo. De acordo com ele, apenas em Tamboril, que também recebeu a Ação Sustentável, foi possível reunir tantas pessoas.

A abertura ficou por conta do teatro de fantoches apresentado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com os personagens Pingo e Gota D´água, para conscientizar as crianças sobre o uso correto da água na hora de tomar banho e escovar os dentes, sendo sorteadas camisas para as que melhor interagissem com os fantoches.

A professora da Escola Monsenhor Clano, Adriana Alves Costa, disse que todas as salas estavam presentes. Os alunos mais novos tinham, em média, três anos de idade. "Todas as turmas vieram acompanhadas por uma professora, estando aqui presente todas as cinco salas da escola, do pré ao fundamental".

Serviços


Enquanto ocorria o espetáculo, as tendas ofereciam serviços como o cadastro para doação de medula óssea e aferição de pressão arterial.

Segundo a funcionária do Hemoce presente no evento, Nenosa Negreiros, durante a manhã foram realizados dez novos cadastros. "Apesar de o foco ser mais educacional, estamos com um bom número de cadastros. As pessoas, às vezes, têm medo da coleta de sangue ou acreditam que a doação esteja relacionada com extrair algum osso".

A população que mais buscou os serviços foram os aposentados, como Marcia Sousa, que procurou o local para medir a pressão e glicose, coisa que faz constantemente. "Com a idade chegando, temos que fazer um check-up com maior frequência, e não dá pra desperdiçar essa oportunidade".

Informação

Logo após os fantoches, as crianças foram levadas para a pintura de blusas com temas ecológicos. No palco, a programação se voltou para palestras sobre doação de sangue, medula e alimentação saudável.

O casal Maria José Soares e Luciano Soares aproveitou para tirar dúvidas com os profissionais sobre a alimentação noturna, perguntando o que era melhor para consumir. Maria José disse que essa foi uma ótima oportunidade educacional, pois, no meio das palestras, surgiam questionamentos que foram respondidos. "São profissionais bem acessíveis, e o melhor, de graça. É bom ver a juventude preocupada com esses assuntos também. Vemos um bom número de adolescentes presentes".

O estudante João Anderson dos Santos, de 12 anos, pediu à professora para estar nas palestras da manhã. "Ela gostou tanto da ideia que acabou trazendo a sala contou, orgulhoso.

As palestras e oficinas foram ministradas pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Polícia Militar, Secretaria de Saúde do Município e Hemoce, todos parceiros da Ação Sustentável Verdes Mares.

Meio ambiente

Na parte da tarde, foram distribuídas mudas de plantas ornamentais entre os participantes pela primeira vez, conforme Ludigardo. "A prefeitura nos surpreendeu, cedendo mudas ornamentais ao invés das plantas típicas da região", disse.

Sendo esta a penúltima parada do programa, Ludigardo diz que há grandes chances de uma terceira edição no ano que vem. "Mas ele virá com novidades. Estamos pensando em novas atrações, como gincanas, e mais parceiros", adiantou. O programa estará em Barbalha no dia 28, para encerrar a edição de 2012.



Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes