Achado menor e mais próximo planeta fora do Sistema Solar

Planeta descoberto orbitando Alpha Centauri B é o exoplaneta menor, mais leve e mais próximo da Terra Imagem: Portal Terra


Mais uma descoberta candidata a maior do ano na Astronomia mundial: o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla inglesa) anunciou o achado de um planeta com massa pouco maior que a Terra orbitando a estrela Alfa Centauri B, uma das três mais próximas do nosso mundo.

Situado a cerca de 4,3 anos luz de nós (ou 70 mil anos de viagem pela Voyager 1, a nave mais rápida da Terra), o planeta que ainda não foi batizado é o menor, mais leve e mais próximo dentre os descobertos fora do Sistema Solar.

A descoberta foi possível com a ajuda do instrumento Harps, instalado no telescópio de 3,6 m do Observatório La Silla, no Chile. De acordo com o principal pesquisador responsável pela descoberta, Xavier Dumusque, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, os dados colhidos ”revelaram um sinal minúsculo, mas real, de um planeta que orbita Alfa Centauri B a cada 3 dias e 5 horas, aproximadamente”, explicou Xavier Dumusque.

“Este resultado representa um enorme passo rumo à detecção de um gêmeo da Terra na vizinhança imediata do Sol. Orbita muito perto de sua estrela e deve fazer calor demais para abrigar vida como a conhecemos, mas é possível que faça parte de um sistema no qual haja mais planetas”, completou Stéphane Udry, do Observatório de Genebra.

A detecção do planeta foi possível graças à observação de pequenos desvios na movimentação da estrela Alfa Centauri B, gerados pela atração gravitacional do planeta que a orbita. A estrela compõe um sistema triplo, junto com Alfa Centauri A e Proxima Centauri, distantes entre si por cerca de 0,2 anos luz (ou 3255 anos de viagem pela Voyager 1).



Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes