Fortaleza: Acrobacias aéreas atraem multidão para o Aterro da Praia de Iracema.

Após a exibição, o sanfoneiro e piloto Waldonys chegou, de paraquedas, e fez um show para a multidão


 

Milhares de pessoas aproveitaram o feriado da Proclamação da República para acompanhar o espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, no Aterro da Praia de Iracema. 
Fotos: Alcides Freire



O evento, transmitido ao vivo pela TV Diário, começou às 16h e teve uma hora de duração. As sete aeronaves Tucano T-27 da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentaram uma série de 55 acrobacias de alta performance, dentre elas o voo de dorso, especialidade do grupo.

A cada cruzamento das aeronaves, dando a impressão de que iriam colidir, a multidão vibrava. O professor Sérgio Machado, 27 anos, que acompanhou o espetáculo pela primeira vez, comenta que ficou impressionado com a precisão dos pilotos. "É incrível, eles ficam muito próximos uns dos outros, mas não se tocam. Isso mostra o entrosamento da equipe", ressalta.

Empolgação


Famílias inteiras se reuniram para assistir ao espetáculo. A enfermeira Juliane de Oliveira Brito, 27 anos, foi com o marido, os sobrinhos e a sogra. A habilidade dos pilotos foi o que mais lhe chamou a atenção. Sua sobrinha, a estudante Ivna de Oliveira, de nove anos, ficava mais empolgava a cada acrobacia. "É muito legal, eles voavam alto e fazem uns cruzamentos legais", ressaltou.

A turismóloga Mayra Lemos, 29 anos, que nunca tinha visto o espetáculo, se disse emocionada. "Para mim, que trabalho na aviação, é uma emoção ainda maior. A Aeronáutica está de parabéns, as manobras da esquadrilha são perfeitas", elogia.

Antes de finalizar a apresentação, as sete aeronaves fizeram voos rasantes bem próximo do público, que acenava.

Quando o público começava a se dispersar, achando que a festa tinha terminado, o sanfoneiro e piloto Waldonys chegou, literalmente, de paraquedas, aterrissando no meio da multidão. Em seguida, subiu ao palco, onde fez o seu segundo show, dessa vez musical. O coronel-aviador Marcondes Fontenele de Menezes, comandante da Base Aérea de Fortaleza, informa que o evento faz referência ao dia 23 de outubro, quando é celebrado o Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador - data em que Santos Dumont voou pela primeira vez, em 1906, na França.

Além de Fortaleza, a Esquadrilha da Fumaça se apresentará também nos municípios de Sobral, Iguatu e Aracati, durante toda a semana. A apresentação de ontem, em Fortaleza, foi a de número 3.663 do grupo. Criada em 1952, a Esquadrilha comemora, em 2012, 60 anos. Em média, são realizadas em torno de 100 apresentações por ano.

Cobertura

Mesmo quem não pôde ver de perto as incríveis acrobacias da Esquadrilha da Fumaça teve oportunidade de acompanhar pela TV Diário, que transmitiu toda a apresentação ao vivo.

Alana Aguiar, gerente de marketing do Sistema Verdes Mares, frisa que é muito importante para a TV Diário oferecer, em uma data tão importante como a da Proclamação da República, um momento de lazer e patriotismo à população.

"Juntamos a Esquadrilha da Fumaça com artistas locais, levando entretenimento para famílias inteiras", destaca.

O evento acontece de dois em dois anos, com um público cada vez maior. Para organizar o trânsito, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) teve de interditar a Avenida Historiador Raimundo Girão, que teve acesso apenas para pedestres. O evento da FAB contou com apoio da TV Diário e patrocínio do Governo do Estado.


Espetáculo reforça patriotismo

O bombeiro militar Rafael Pinheiro assistiu, pela segunda vez, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ele elogiou a atuação dos pilotos e disse que o evento é importante para reforçar na população o sentimento de patriotismo, tão esquecido. Ele achou a apresentação muito bonita e elogiou a técnica dos pilotos, por conseguirem desenvolver com maestria as acrobacias. Elogiou também o sanfoneiro Waldonys, a quem chama de "prata da casa", por ser excelente em acrobacias aéreas.

Evento encanta cearenses

O público vibrava a cada cruzamento das sete aeronaves Tucano T-27, que dava a impressão de que elas iriam colidir. A exibição, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), levou famílias inteiras ao Aterro da Praia de Iracema. Ao todo, foram 55 acrobacias de alta performance, inclusive o voo de dorso, especialidade do grupo. Após o espetáculo, que durou uma hora, o sanfoneiro e piloto Waldonys aterrissou de paraquedas no meio da multidão. Em seguida, ele subiu ao palco, onde fez um show.



Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes