Microsoft apresenta mudanças no Windows

A Microsoft está trazendo de volta o botão "Iniciar" do Windows, oferecendo uma versão reduzida de seu sistema operacional em meio a uma série de melhorias, cujo objetivo é atrair os usuários de tablets e aplacar os consumidores de PC alienados pelo Windows 8.

O Windows 8 foi projetado para ser usado em dispositivos de tela sensível ao toque e em computadores tradicionais, mas a nova interface não agradou muito aos usuários de mouse e teclado

A maior empresa de software do mundo está querendo reavivar as vendas de sua última versão do Windows, que não atraiu a atenção esperada dos usuários de computadores pessoais. Executivos dizem que o plano agora é atualizar o Windows periodicamente, em vez de esperar três anos entre os grandes lançamentos do sistema. Embora a Microsoft tenha vendido mais de 100 milhões de licenças do Windows 8 desde outubro do ano passado, amplamente em linha com o Windows 7 há três anos, a empresa deve lidar com uma base de usuários de PC cada vez menor e com sua incapacidade de consolidar sua marca no dinâmico mercado de tablets.

Desafios


As remessas de PCs tradicionais - número de equipamentos que saem de fábrica em direção ao varejo (o indicador mais confiável da popularidade do Windows) - devem cair quase 8% neste ano, enquanto o tablet Surface da Microsoft pegou menos de 2% do mercado desta categoria de dispositivos móveis.

O Windows 8 foi projetado para ser usado em dispositivos de tela sensível ao toque (touchscreen, como os tablets) e em PCs tradicionais. Mas enquanto usuários de touchscreen tendem a gostar da nova interface, muitos usuários de mouse e teclado reclamaram que o novo projeto era confuso.

Confirmando a especulação, a Microsoft disse que a atualização Windows 8.1 terá um botão no canto esquerdo da tela que age como o botão "Iniciar" das versões anteriores do Windows. Embora não seja chamada de "Iniciar", o botão exibe o logo do Windows e leva o usuário direto para uma grade de aplicativos.

Recurso histórico

O botão "Iniciar" estreou no Windows 95 - lançado em agosto de 1995 -, e muitos usuários sentiram falta da funcionalidade na última versão do Windows, lançada em outubro do ano passado. O ícone do Windows que representa o botão estará sempre visível na versão do sistema para desktop. Um clique no botão levará o usuário para a tela inicial, com os blocos coloridos dinâmicos que já caracterizam a versão 8 do sistema.

"O trabalho que você nos vê fazer aqui continua avançando a moderna (interface), enquanto realmente leva em conta algumas das coisas que ouvimos de pessoas que ainda querem usar o desktop, para tornar a transição mais fácil", disse Antoine Leblond, vice-presidente corporativo da unidade Windows em um briefing sobre a atualização Windows 8.1 na semana passada.

Atualização gratuita

O Windows 8.1, anteriormente conhecido pelo codinome "Blue", estará disponível gratuitamente para todos os usuários do Windows 8 no final do ano. A Microsoft disponibilizará uma versão de teste em sua conferência anual de profissionais da área, no próximo dia 26 deste mês.

A atualização trará atualizações que permitirão que o usuário inicie o sistema diretamente na versão clássica da área de trabalho. O Windows 8.1 também vai incluir várias funções melhoradas do "Search" (recurso de busca do sistema), que permite aos usuários buscar documentos, aplicativos ou itens na internet utilizando uma única barra de busca. O novo sistema também vai permitir aos usuários ver todos os aplicativos imediatamente em uma grade, varrendo a tela para baixo ou pressionando um botão na tela, facilitando aos usuários não familiarizados chegar ao aplicativo que querem rapidamente.

Os usuários também podem customizar a tela inicial mais facilmente, mudando tamanhos dos ícones de aplicativos ou controlando que aplicativos devem aparecer. Pela primeira vez será possível abrir duas janelas simultaneamente na nova interface.

Outras melhorias incluem a atualização automática de aplicativos e uma maior integração do sistema com o SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft.




Fonte: Diário Online

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes