Saiba a diferença entre os sintomas das gripes e dengue



Você sabe diferenciar a diferença entre a gripe comum (gripe sazonal), a gripe A (influenza A) e a dengue?
O Jangadeiro Online aponta os principais sintomas relacionados a essas doenças que constantemente fazem vítimas no Ceará.

O números de casos de dengue já passa de sete mil no estado e de quatro mil somente em Fortaleza, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde (Sesa), divulgado na última sexta-feira (4).
Já em relação a gripe A, foram confirmados 110 casos da doença com três óbitos, sendo um na capital e dois em Beberibe.

Gripe sazonal e gripe A

O diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz, explica que não existe diferença entre os sintomas das gripes sazonal e A. “Em qualquer tipo de gripe o paciente sente os mesmos sintomas. O quê muda é a intensidade da dor de cabeça, da febre, por exemplo”, esclarece.

O infectologista ainda acrescenta que quando os pacientes chegam nas emergências com os sintomas de gripe, a primeira suspeita é que ele esteja com gripe A, devido os casos recorrentes da doença.
“Para haver a confirmação os exames são realizados e tem mais eficiência quando feitos nos três primeiros dias da doença”, completa. O exame feito através da coleta da secreção que sai das vias nasais.

Gripe A e Dengue

A coriza (secreção) que sai das vias nasais é apontada como uma das diferenças entre a gripe A e a dengue.
Ainda de acordo com Anastácio, na dengue não há presença de coriza, dor na garganta, ou seja, não há sintomas respiratórios. O médico também alerta sobre outro sintoma que confunde o paciente: “Na dengue é comum o paciente sentir dor atrás dos olhos e na gripe, ardor nos olhos. Muitas vezes as pessoas confudem esse sintomas”.

Jovens são mais vulneráveis

O médico infectologista ainda completa que a maioria das vítimas de influenza A, são jovens. “Não há explicação para os jovens serem mais vulneráveis, mas acredito que devido os idosos tomarem vacinas contra a gripe comum eles possam ter desenvolvido mais imunidade“, suspeita.

De acordo com o boletim da Sesa, entre os casos confirmados, a média de idade foi de 25 anos e o sexo feminino  e mais frequente em mulheres em idade fértil e gestantes.

Fonte: JangadeiroOnline.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes