Vacinação contra hepatite B será realizada neste sábado em Fortaleza

A vacinação é realizada durante todo o sábado (Foto: Divulgação)

A vacinação contra hepatite B em Fortaleza é realizada neste sábado (24). No dia, será intensificada a aplicação da terceira dose da vacina. Pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença também podem aproveitar a oportunidade para iniciar ou atualizar o esquema vacinal.

Os públicos prioritários são: crianças menores de 1 ano, adolescentes de até 19 anos e adultos acima dos 20 anos. Para receber a vacina, é importante apresentar a carteira de vacinação e o documento de identidade.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para eficácia na proteção contra a hepatite B, é fundamental que sejam aplicadas três doses, em um intervalo de seis meses. Após a primeira, a segunda aplicação será feita em 30 dias, e a terceira dose, seis meses depois.

Outras vacinas para crianças
No sábado (24), também será oferecida para crianças de seis meses a cinco anos incompletos a vitamina A, para repor as deficiências nutricionais. Além das vacinas Sabin, Salk (contra a poliomielite), Pentavalente, DTP (tetravalente), hepatite B, Diftéria, Tétano, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica Conjugada Tipo C e Tríplice Viral.

Postos de saúde
É bom saber que após o sábado, a vacina contra hepatite B e todas as outras vacinas de rotina continuarão sendo disponibilizadas nos 92 postos de saúde da capital de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além dos postos que funcionam no terceiro turno, das 17 às 21 horas, e aos sábados e e domingos no Centro de Saúde da Família Paulo Marcelo (Centro), das 7 às 19 horas.

Transmissão da hepatite B
Causada pelo vírus HBV, a doença é caracterizada pela inflamação do fígado. É uma doença silenciosa, pois em alguns casos não apresenta sintomas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B no mundo. No Brasil, são aproximadamente 2 milhões de pessoas.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, pois o vírus está presente no sangue e nas secreções sexuais (sêmen e secreção vaginal). A infecção pode ocorrer por relação sexual sem proteção, compartilhamento de lâminas de barbear, escova de dente, alicates, seringas e agulhas, procedimentos odontológicos e cirúrgicos, transfusões de sangue e transmissão do vírus pela mãe ao recém-nascido.



Fonte: Jangadeiro Online

0 comentários:

Postar um comentário

Resultados dos Esportes